Brasil negocia 59,2 mil toneladas de trigo dos EUA

O governo dos Estados Unidos registrou compras de 59,2 mil toneladas de trigo do país por parte do Brasil entre os dias 4 e 10 de junho. A informação está em relatório semanal de exportações, divulgado nesta quinta-feira (17/7) pelo departamento de Agricultura do país (USDA).

De acordo com o relatório, o cereal é referente à safra 2014/2015. Desde o início do ano comercial 2014/2015, já foram embarcados, segundo USDA, 407,5 mil toneladas do cereal. Na mesma época do ano passado, o volume estava em 872,1 mil.

No entanto, o volume contratado e ainda não embarcado é bem maior na mesma comparação. De acordo com o governo dos Estados Unidos, são 548,2 mil toneladas até o dia 10 de julho. Na mesma época do ano passado, eram 297,5 mil.

A importação de trigo americano por parte do Brasil é favorecida pela retirada da Tarifa Externa Comum (TEC) de 10%, que incide sobre a compra do cereal de fora dos países do Mercosul. Atualmente, ela está zerada sob a justificativa de garantir o abastecimento e evitar os efeitos da falta do cereal sobre os preços de derivados e sobre a inflação.

A decisão tomada pelo governo brasileiro recebeu críticas de representantes do setor tritícola e de entidades do agronegócio. Segundo eles, a retirada da taxa está causando pressão sobre os preços internos, que têm acumulado queda.

Segundo o Cepea, no Rio Grande do Sul, a desvalorização passa de 5% neste mês no Rio Grande do Sul e de 7% no Paraná. A expectativa é de que, neste ano, o Brasil produza 7,398 milhões de toneladas de trigo na safra 2013/2014, um aumento de 33,8% em relação à anterior.

0 Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>